sexta-feira, 1 de abril de 2016

Turma 71 - Feudalismo e as representações na maquete

O feudalismo não existiu em toda a Europa nem foi igual em todos os lugares. Na verdade, quando falamos em feudalismo, estamos nos referindo a um modelo criado pelos historiadores para facilitar nossa compreensão a respeito da sociedade medieval.
As maquetes procuram representar os principais elementos presentes no Senhorio Medieval, que costumamos chamar de Feudo.
O modelo de feudalismo que estudamos existiu no norte da França e em partes da Alemanha. Já na Espanha, na Inglaterra e na Itália o sistema feudal assumiu características diferentes.
Durante a confecção das maquetes, além de possibilitar o trabalho em equipe, a sincronia e a divisão das tarefas no grupo, a pesquisa de como construir elas, possibilitou a compreensão do sistema feudal. Todos estes aspectos foram observados durante as aulas, bem como, a apresentação das maquetes para os colegas da turma 61, que receberam uma carta-convite para conhecer o trabalho desenvolvido pelos colegas da turma 71. Assim, conclui-se o trabalho sobre o feudalismo com todos os objetivos alcançados, coordenados pela professora Janine Kilp, na disciplina de História.

Educação Infantil A1 - "O Joelho Juvenal"

A Turma da Educação Infantil A 1, da professora Graciete, está trabalhando o corpo humano. Participaram da Hora do Conto com a história do "Joelho Juvenal", do escritor Ziraldo. Realizaram várias brincadeiras e canções utilizando o seu próprio corpo, até desenharam o joelho Juvenal. 

Turma 12 - Projeto "Sacola das Letras"

A turma 12, da professora Flávia, está desenvolvendo o projeto "Sacola das Letras", que tem como objetivo apresentar o alfabeto de uma forma divertida e que estimule, também, a criatividade e o espírito investigativo. Consiste em uma sacola, na qual haverá uma letra do alfabeto.
A família coloca dentro da sacola:
* Figuras que iniciam com a letra;
* Algo que possa compartilhar com a turma, pode ser de comer ou lembrancinha;
* Objetos que iniciam com esta letra.
* Atividade na folha sobre a letra;
Nesta semana, a sacola ficou sob responsabilidade da aluna Cecília que trouxe objetos e surpresas para os colegas com as letras E.