terça-feira, 18 de outubro de 2011

Turma 301 - Luta contra o tempo

Luta contra o tempo

     Que ninguém tem tempo para nada não é mais novidade. Com a vida moderna e o constante avanço da tecnologia, as pessoas acabam cada vez mais compromissadas e travam, diariamente, uma luta contra o tempo. Até mesmo as crianças não podem escapar dessa correria e aquelas que, geralmente, têm bastante tempo ocioso são tachadas de desocupadas e preguiçosas.
     Certamente, há uns 40 anos, isso não existia. A tecnologia, que apareceu para supostamente facilitar a vida do ser-humano, causou um fenômeno inesperado de aceleração do tempo. As pessoas passaram a viver a instantaneidade e esqueceram os ensinamentos de que saber esperar é essencial e saudável para a humanidade. E a ausência desse saber esperar acaba gerando mais um problema grave: o desinteresse. Com a falta de resposta, que deveria ser instantânea, as pessoas acabam procurando outras atividades, que tragam um resultado no tempo desejado.
     Para combater esses problemas, as agências de publicidade, que basicamente trabalham com a tecnologia informática, passaram a fazer breaks durante sua jornada de trabalho. Durante um período de tempo, os publicitários trabalham em sua criação e, durante dez ou quinze minutos, fazem um pequeno intervalo, para que, depois, possam voltar à sua atividade. Isso foi criado porque as ideias não acompanham a rapidez de um computador. O que vale, a partir de agora, é a criação de novas formas de lidar com essa aceleração.
    Obviamente, a tendência da tecnologia é continuar avançando incessantemente. Proporcional a isso, vêm a falta de tempo e o excesso de compromissos que, infelizmente, ainda permanecerão. Soluções, não há muitas. Uma interessante seria extinguir a tecnologia, mas como isso não é possível, basta-nos encontrar formas de lidar com a falta de tempo.

Texto escrito pelo aluno Adam B. Altenhofen, proposta do Tema 3 da folha de atividades

Visita das Escolas do Município

Na manhã do dia 18 de outubro, o Colégio Imaculada Conceição recebeu a visita dos alunos do 9°Ano/8ªSérie do Ensino Fundamental das Escolas 10 de Setembro, Felippe Wendling e Prof. Paulo Arandt, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a proposta de trabalho do Ensino Médio, Cursos Técnicos e Cursos de Extensão. A finalidade deste encontro foi de proporcionar uma vivência em diferentes espaços do Colégio e um contato com profissionais da Instituição. 
Acreditamos que, ao conhecer o Imaculada, este se torne uma alternativa de escolha para o seu aluno na nova etapa do processo de aprendizagem. Queremos que ele faça parte de uma história que muito nos orgulha, visto que obtivemos, pela segunda vez consecutiva, um excelente resultado no ENEM: 3º lugar no Vale dos Sinos. 


Turma 301 - A Liberdade da Imprensa

A Liberdade da Imprensa

            A imprensa tem um papel muito importante na sociedade, denunciando escândalos de políticos corruptos, por exemplo. Nos dias de hoje, é muito importante que os meios de comunicação não sejam submetidos à censura.
            A boa imagem de que a imprensa desfruta pode fazer com que, algumas vezes, ela seja manipuladora e distorça fatos para atingir algum objetivo. Cabe ao leitor saber distinguir o confiável do não-confiável e, a partir das reflexões pessoais, definir em quais fontes poderá se informar e em quais não.
            Muitas vezes, os noticiários focam-se em uma notícia e fazem com que um pequeno acontecimento, como a morte de Isabella Nardoni, cause polêmica e protestos, envolvendo a população no caso por um longo tempo. Isso pode fazer com que notícias mais importantes não recebam seu merecido destaque. Outra coisa que pode ocorrer é o ocultamento de fatos escandalosos por um pagamento feito à imprensa.
            Porém, apesar de algumas possíveis falhas, é através da imprensa que sabemos de acontecimentos importantes e, a partir disso, agimos contra o que é prejudicial a nós. Sem ela, ou com censura de parte dela, seria como não ter nossa liberdade de expressão e viver em uma "ditadura".
            Se jornais, rádios e TVs fossem censurados, a população não saberia dos desvios de dinheiro de impostos para benefício próprio de políticos e irregularidades de autoridades. Sem saber disso, não poderíamos agir. O conhecimento é a maior arma que um povo pode ter, e a imprensa é uma das melhores formas de adquirí-lo. A partir dele que as pessoas tomam atitudes e mudam a sociedade para melhor.

Tema de redação PUCRS 2011/1 texto da aluna Paloma Ruwer

Semana da Criança

Na Semana da Criança teve o dia do Tobogã, foi muito divertido...
Seguem algumas fotos.