segunda-feira, 14 de novembro de 2011

TURMA 301 - Fazer do limão uma limonada

     Quantas vezes nós já escutamos esse antigo ditado popular “Se a vida te der um limão, faça dele uma limonada”, não é mesmo? Ele é basicamente aplicado quando conseguimos tirar, de algum problema ou de uma situação não muito agradável, algo de bom, que possa ser útil em nosso benefício.
     É, talvez se o governo aplicasse mais esse ditado, teríamos soluções melhores e mais proveitosas com relação ao destino do lixo urbano. Atualmente, mais de 240 mil toneladas desse resíduo é produzido no Brasil e, por incrível que pareça, somente 2% desse volume é reciclado. Mais de 88% deste lixo vai para aterros sanitários. A grande solução, hoje altamente viável e já implantada em vários países desenvolvidos, é a incineração do lixo, cujo nome técnico é RSD (Resíduos Sólidos Urbanos) com um componente adicional importante: geração de energia elétrica. No caso dos grandes centros urbanos, a implantação desse método de produção de energia representaria um ganho ambiental imenso, pois eliminaria grande parte dos aterros sanitários.
      Esse sistema é atualmente usado em mais de 90 usinas que processam resíduos, gerando energia. A cidade de Berlim é 100% abastecida com energia elétrica provinda de usinas térmicas que queimam lixo urbano, resíduos industriais e agrícolas. O Brasil poderia facilmente implantar esse tipo de energia alternativa. Ele iria beneficiar a população e também a natureza, de onde saem os bons limões...

Texto elaborado pelo aluno Mateus Mossmann - Turma 301