A Liberdade da Imprensa
A imprensa tem um papel muito importante na sociedade, denunciando escândalos de políticos corruptos, por exemplo. Nos dias de hoje, é muito importante que os meios de comunicação não sejam submetidos à censura.
A boa imagem de que a imprensa desfruta pode fazer com que, algumas vezes, ela seja manipuladora e distorça fatos para atingir algum objetivo. Cabe ao leitor saber distinguir o confiável do não-confiável e, a partir das reflexões pessoais, definir em quais fontes poderá se informar e em quais não.
Muitas vezes, os noticiários focam-se em uma notícia e fazem com que um pequeno acontecimento, como a morte de Isabella Nardoni, cause polêmica e protestos, envolvendo a população no caso por um longo tempo. Isso pode fazer com que notícias mais importantes não recebam seu merecido destaque. Outra coisa que pode ocorrer é o ocultamento de fatos escandalosos por um pagamento feito à imprensa.
Porém, apesar de algumas possíveis falhas, é através da imprensa que sabemos de acontecimentos importantes e, a partir disso, agimos contra o que é prejudicial a nós. Sem ela, ou com censura de parte dela, seria como não ter nossa liberdade de expressão e viver em uma "ditadura".
Se jornais, rádios e TVs fossem censurados, a população não saberia dos desvios de dinheiro de impostos para benefício próprio de políticos e irregularidades de autoridades. Sem saber disso, não poderíamos agir. O conhecimento é a maior arma que um povo pode ter, e a imprensa é uma das melhores formas de adquirí-lo. A partir dele que as pessoas tomam atitudes e mudam a sociedade para melhor.
Tema de redação PUCRS 2011/1 texto da aluna Paloma Ruwer
Nenhum comentário:
Postar um comentário