segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Turma 301 - Como apagar incêndios

     Certa vez, na floresta, iniciou-se um forte incêndio que foi devastando cada vez mais a flora e a fauna locais. O passarinho, desesperado, voou velozmente ao rio, sorveu algumas gotas com o seu pequeno bico e foi despejando aquele pouco de água sobre o incêndio. Os outros animais olhavam a cena ironicamente, achando que jamais o passarinho pudesse apagar o incêndio.
     Já nas cidades, os médicos vão à sua rotina de trabalho atender os pacientes para que eles tenham saúde, os engenheiros iniciam seus projetos para a construção de moradias para as pessoas terem seu próprio lar, os atendentes vendem suas roupas e os advogados defendem os inocentes.
       A semelhança entre as duas histórias é que ambas são compostas por um grupo de seres pensantes, que têm um devido papel a cumprir com os outros. Esse papel, chamado responsabilidade social, é a base para o bom funcionamento da sociedade. A partir do momento em que os seres humanos iniciam sua vida, eles passam a ter o compromisso de fazer a sua parte para que o mundo se torne melhor. Esse compromisso é tão importante que, quando descumprido, traz problemas para a sociedade. E é por isso que existem leis e regras que asseguram a população de que devem obedecer rigorosamente a essa responsabilidade.
      O ser humano criou um sentido para a vida: viver e fazer a sua parte. Quando todos se preocupam com isso e exercem a sua responsabilidade, as coisas passam a funcionar melhor. Se cada um se sujeitasse a sorver algumas gotas com o seu próprio bico e despejasse a água sobre o fogo, imagine quantos incêndios poderiam ter sido apagados.


Texto elaborado pelo aluno Adam Altenhofen.

Nenhum comentário:

Postar um comentário