As primeiras manifestações sobre responsabilidade social surgiram no início do século XX, mas não receberam apoio por serem consideradas socialistas. Apenas em 1953 o tema recebeu atenção e espaço e transformou-se num campo de estudo, pois é um fator decisivo para o desenvolvimento.
O conceito de responsabilidade social é muito utilizado em empresas, que buscam contribuir para uma sociedade mais justa e para um ambiente mais limpo. Esse conceito diz respeito ao cumprimento dos deveres e obrigações dos indivíduos para com toda a sociedade. Alguns sociólogos entendem esse conceito como a forma de retribuir a alguém por algo alcançado ou permitido, modificando hábitos e costumes do sujeito ou local que recebe o impacto.
Um exemplo é a reciclagem e separação do lixo. Para retribuir ao planeta pela natureza e pelos recursos que ele nos dispõe, podemos modificar nossos hábitos e separar o lixo, para que possa ser reciclado. Normalmente aprendemos isso na escola, com os professores, além de vários outros exemplos. Por isso, o professor tem grande responsabilidade social, afinal, é ele quem nos prepara para o mundo – além dos pais – e nos ensina nossos deveres e modo como devemos agir em sociedade.
A educação é um dos meios mais importantes de mudar o mundo e promover o desenvolvimento. Investindo nela e em professores qualificados, com consciência de sua responsabilidade social, poderemos algum dia, ter uma sociedade justa, que somente nós podemos construir.
Texto elaborado pela aluna Paloma Kochhann Ruwer
Nenhum comentário:
Postar um comentário