quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Turma 301 - Concurso Nacional de Oratória

Um menino de 15 anos, Wilian Isaaque Martins, da cidade de Panambi, venceu o Concurso Nacional de Oratória. O concurso é um projeto organizado com o objetivo de dar oportunidades aos estudantes de oitavas séries, desenvolvendo a oratória, a comunicação e a habilidade de falar em público.
O tema deste ano foi “Os oito objetivos do Milênio, qual o meu jeito de mudar o mundo”. O primeiro é erradicar a pobreza e a fome, o que se pode conseguir investindo em educação, para que as pessoas tenham qualificação e possam trabalhar e, assim, não passem necessidades.
O segundo é o mais importante, que é atingir o ensino básico universal. Esse objetivo é muito importante, porque é a educação que faz a diferença e é com ela que podemos realmente mudar o mundo para melhor.
O terceiro é promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres. O quarto, o quinto e o sexto são, respectivamente, reduzir a mortalidade na infância, melhorar a saúde materna e combater o HIV, a malária e outras doenças. Estes três não dependem apenas do governo, mas, em grande parte depende, sim, dele e do investimento feito por ele em saúde e campanhas de vacinação e prevenção.
O sétimo objetivo, garantir a sustentabilidade ambiental, pode ser atingido com a preservação do meio ambiente e a conscientização das pessoas. Além disso, o investimento em energias renováveis, reciclagem, entre outros, pode ajudar o planeta. O oitavo e último objetivo é estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento.
A meta para atingir a maioria desses objetivos é 2015, porém, o melhor modo de se conseguir isso é investindo em educação, que é a base de tudo e que pode promover o desenvolvimento. Vamos torcer para que pessoas como Wilian divulguem esses objetivos e mostrem a todos o poder da educação. E façamos juntos nossa parte!


Texto elaborado pela aluna Paloma Kochhann Ruwer - Turma 301

Nenhum comentário:

Postar um comentário