sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Turma 301 - Responsabilidade social: sinônimo de respeito

      Atualmente, a sociedade está rodeada de problemas criados por ela própria. Felizmente, ainda existem pessoas que se preocupam com o mundo e fazem sua pequena parte para ajudá-lo; porém, o planeta Terra está repleto de ignorantes capazes de destruir sua própria casa. O meio ambiente está em perigo, assim como a convivência entre as pessoas. É por isso que devemos ter responsabilidade social.
       Os seres humanos, descendentes dos macacos segundo a teoria da evolução de Darwin, foram se desenvolvendo ao longo dos anos. Ao se tornarem racionais, criaram regras para tornar a convivência harmoniosa, mesmo que nem todos as seguissem. As pessoas passaram a respeitar obrigações e desenvolveram o que pode ser chamado de ética: valores morais, princípios que guiam o comportamento humano na sociedade. Criou-se o respeito entre pessoas e pessoas, e entre pessoas e natureza.
       Lamentavelmente, a natureza sofre com a ação desrespeitosa do homem. As florestas – de onde tiramos a madeira e de onde vem o nosso ar – estão sendo devastadas. Os animais – de onde vem parte dos nossos alimentos e aos quais devemos ter respeito (afinal, eles também são vidas) – estão sendo mortos por esporte, torturados por diversão, aniquilados por casacos de pele. Onde está a responsabilidade do homem? Nossa sobrevivência depende da natureza, não é? Por que não arranjar maneiras menos bruscas de conviver harmoniosamente com o meio onde vivemos? Se não respeitamos nem o lugar em que nós moramos, como respeitaremos uns aos outros?
        Felizmente, variadas campanhas que tratam a respeito de um mundo sustentável já foram criadas ao redor do planeta. A Coca, por exemplo, criou um cartaz gigante de plantas Fukien em formato de garrafa de Coca-Cola numa avenida muito movimentada das Filipinas. Chamada de Carmona no Brasil, a planta é capaz de absorver a poluição atmosférica, diminuindo a quantidade de CO2 no ar. As universidades dos Estados Unidos, como segundo exemplo, estão desenvolvendo projetos fantásticos de sustentabilidade, como novas tecnologias movidas a energia solar, que é uma energia extremamente limpa.
       Talvez projetos não sejam o suficiente para dar um jeito na situação em que nosso mundo se encontra, mas, com certeza, a cada pequeno passo que damos, as coisas vão em frente, e para melhor. É maravilhoso ver que ainda existem pessoas se importando com a nossa moradia, afinal, nós estamos profundamente carentes de responsabilidade social. Sejamos respeitadores da natureza, pratiquemos o respeito ao próximo! Sejamos responsáveis para termos um mundo melhor!

Texto elaborada pela aluna Caroline Goulart Stein - Turma 301

TURMA 301 - Responsabilidade Social

        Durante os últimos vinte anos ocorreram muitas transformações no comportamento das empresas. Há tempos atrás, visava-se apenas ao lucro. Hoje, devido à responsabilidade social, com todos esses lucros, vieram também as responsabilidades. Essa idéia, incorporada aos negócios, é relativamente recente.
          As empresas, que antigamente deviam apenas explicações a seus acionistas, hoje devem prestar contas a seus funcionários, à mídia, ao governo e à comunidade. Isso é um lado positivo, pois aumenta a participação de todos frente ao comportamento da empresa. Além disso, a responsabilidade social traz consigo a distribuição. É preciso haver avaliação dos produtos durante todo o seu processo de fabricação, incluindo as fontes – fazendo com que a ética esteja sempre presente.
           Em tempos atuais, é impossível pensar em compromisso social sem pensar também em sustentabilidade. Atitudes responsáveis com o meio ambiente permitem que não haja escassez de matéria prima e garantem um futuro melhor, já que seremos eternamente dependentes do meio ambiente. Além disso, as empresas precisam ser transparentes, ou seja, prestar suas contas além dos livros contábeis: são obrigadas a divulgar os meios que usam para realizar seu trabalho, como afetam o meio ambiente, as precauções que tomam para que haja redução de acidentes de trabalho ou a compensação para os mesmos, caso ocorram.
           O exemplo da empresa não é o único. Políticos precisam da transparência – já citada -, devem cumprir a responsabilidade que prometeram para a população e não devem se esquecer de exibir os resultados das promessas de suas campanhas eleitorais. Na verdade, todos nós fazemos parte e temos algum vinculo com a responsabilidade social, uma vez que todas as características dadas às empresas – citadas no exemplo do texto – são compromissos de todos os indivíduos da sociedade.
           Para que o compromisso social seja, de fato, cumprido é preciso empenho e comprometimento das empresas, dos políticos e das pessoas em geral. Assim sendo, poderá haver mais – e melhores – transformações que se adaptem às relações entre instituições, mercados e sociedade.

Texto elaborado pela aluna Patrícia Argenta - Turma 301